[CONEXÃO TEOLÓGICA]®

"Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus. 2Pe 3:18)


COMO DEUS FALA HOJE

1.      Como podemos ver na publicação passada Deus se comunicou de modo maravilhoso com seu povo no passado utilizando-se de vários métodos;

2.      Ao verificar os vários métodos pelos quais Deus seu manifestou ao seu povo brotou em seu espírito um anseio de se comunicar diretamente com Deus na presente era?

3.      Despertou em você o desejo de proclamar como os samaritanos fizeram para com a mulher do poço? : “Não mais confiamos por causa do que você disse, pois o ouvimos por nós mesmos. Sabemos, de fato, que este homem é realmente o Salvador do mundo”. (Jo 4:42).

a.       Você pode dar graças a Deus porque Ele ainda esta se comunicando conosco.

4.      Vejamos hoje 04 (quatro) métodos principais pelos quais Deus usa para se revelar ao crente em nossos dias
.
a.       A PAVAVRA DE DEUS

                                                              i.      Amados antes de detalharmos este ponto faz-se necessário esclarecer algumas questões referentes a este primeiro método a saber:

1.      A Bíblia é o hálito de Deus soprado sobre aqueles homens para que pudesse conhecer a verdade e transmiti-la.

2.      Foi a inspiração do Espirito Santo que controlou as mentes dos homens que escreveram as páginas que constituem a Bíblia.

3.      Podemos assim defini-la como a verdade de maneira progressiva a respeito de Deus anunciada pelo próprio Deus, de modo que temos a revelação completa de Deus.

                                                            ii.      Amados vemos que a revelação de Deus em sua Palavra foi completa, ou seja, o que Ele gostaria de dizer a seu respeito foi escrito na Biblia Sagrada.

1.      A Palavra de Deus foi escrita para o povo a quem seus escritores se dirigiam.

a.       Isaías escreveu para Judá;

b.      Paulo escreveu para os romanos;

2.      Mas as Escrituras também foram escritas para nós, pois a Bíblia é o livro de instruções divinas para o povo de Deus.

a.       Deste modo a maneira mais segura pela qual podemos ouvir a Deus é a sua Palavra;

b.      Quando enfrentamos dificuldades e tristezas, em vez de buscarmos antecipadamente conselhos humanos, dirijamo-nos primeiramente às Escrituras.

3.      O Senhor falou a Josué:

a.       Somente seja forte e muito corajoso e tenha cuidado de seguir toda a Lei, a qual Moisés meu servo, ordenou que você seguisse. Não se desvie dela nem para a direita nem para a esquerda; assim, você será bem-sucedido aonde quer que vá. Sim, mantenha o livro da Lei em seus lábios e medite nele dia e noite, assim você agira de acordo com tudo que esta escrito nele. Desse modo, seus caminhos prosperarão, e você será bem sucedido.” (Js 1:7-8).

4.      O livro da Lei como vimos foi o guia de Josué para uma vida piedosa.

a.       A Bíblia ainda é para nós hoje?

b.  Como tal coisa funciona de maneira prática para os crentes da atualidade?

                                                                                                                                      i.      Primeiramente quando oramos ou quando buscamos orientação sobre algo a decidir, deveríamos pedir a Deus que fale conosco por meio de sua Palavra, afim de que esta nos aconselhe esclarecendo e nos direcionando no caminho que precisamos tomar.

                                                                                                                                     ii.      Na meditação da Palavra de Deus tenhamos nossas mais prementes necessidades em mente ou decisões que necessitamos tomar, pois Deus muitas vezes direciona uma passagem ou até mesmo um versículo que virá de encontro com a causa do nosso problema.

                                                                                                                                  iii.      Por meio de sua Palavra Deus nos, dirige, desafia, adverte, consola e da confiança, pois creio que esta é uma experiência muito compensadora da vida cristã: Enfrentar um desafio e meditar na Palavra até ter a convicção de que Deus falou.

b.      O ESPÍRITO SANTO:

                                                              i.      A principal maneira pela qual Jesus se comunicou no NT foi pelo Espirito Santo, e hoje Deus ainda se comunica com nosso espirito por meio do seu Espirito que vive, habita e permanece em nós;

                                                            ii.      Portanto, se andarmos todos os dias no Espírito, sendo submissos ao seu poder, temos o direito de esperar ouvir de Deus tudo aquilo de que precisamos;

                                                          iii.      Podemos reivindicar sua presença, sua direção e orientação, pois o Espirito Santo deve ser a marca natural de nosso estilo de vida como crentes.

                                                          iv.      Enfim creiamos com todo nosso coração que a Palavra de Deus e o Espirito Santo, são os dois meios primários de que Deus se utiliza para falar conosco em nossos dias.

1.      Cabe esclarecer um ponto, ou seja, quando mencionamos que o Espirito Santo “fala” , isso não que dizer que fala audivelmente, mas inculca sua vontade em nosso espirito, em nossa mente, de modo que podemos ouvi-lo no mais intimo de nosso ser, logo mesmo não sendo audível, sua comunicação é muito precisa.

c.       OUTRAS PESSOAS

                                                              i.      Muitas vezes Deus fala indubitavelmente por meio de pessoas próximas a nós para nos revelar respostas que podem provocar mudanças drásticas em nossas vidas;

                                                            ii.      As pessoas que mais nos amam, que mais oram por nós, são com frequência os instrumentos de que Deus se vale para se revelar a nós, de modo que em uma simples palavra casual, uma palavra aqui ou ali de alguém próximo a nós podem mudar o curso de nossa vida.

                                                          iii.      Sejamos cuidadosos com nossas palavras pois a qualquer momento poderemos ser usados como porta-vozes de Deus;

1.      Lembre-se que q qualquer momento Deus pode confiar uma mensagem a você que devera ser dirigida a uma determinada pessoa necessitada, logo sejamos atentos e disponíveis à voz de Deus.

d.      CIRCUNSTÂNCIAS 

                                                              i.      Existem circunstancias na vida que assumem varias formas, como que planejadas por Deus para que possamos ouvir a Ele;

                                                            ii.      Estas circunstancias, se manifestam de varias formas, ou seja, em alguns momentos pode ser um fracasso ou ate mesmo um sucesso, uma desilusão, uma tragédia. Deus pode usar de qualquer circunstancia de nossas vidas para falar conosco.

5.      Enfim irmãos, como podemos perceber Deus fala conosco hoje por quatro maneiras principais;

a.       Palavra;
b.      Espirito Santo;
c.       Pessoas Piedosas;
d.      Circunstancias;

                                                              i.      Agora que reconhecemos que Deus ainda participa ativamente da comunicação de sua mensagem a cada um de nós, porem precisamos nos esforçar para ouvi-lo com atenção.

                                                            ii.      Quando Deus falar (e Ele fala), devemos ouvi-lo do mesmo modo como o rei Davi declarou no Sl 85:8 – “Estou ouvindo. O que o SENHOR, Deus, dirá?”.
 
OBS: Termino aqui a primeira parte deste estudo onde procuramos abordar se Deus ainda fala conosco nos dias de hoje. A próxima parte estaremos abordando o seguinte tema “O OBJETIVO DE DEUS NA COMUNICAÇÃO”.
DEUS ABENÇOE A TODOS.
PAX DOMINI

3 comentários:

vozesdareforma-mmep disse...

Muito esclarecedor sua postagem, fika na graça que é de graça!

Regina Helena disse...

“O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos;
contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor e o seu poder, e as maravilhas que fez...” (Sl 78.3-7)

Como é bom estudar a Palavra e ver a ação poderosa de Deus e também poder, ao vivo e a cores, desfrutar da Sua Presença, o Seu amor.

Grande abraço,
Regina Helena
http://destilardosfavos.blogspot.com/p/experimentando-oh-provai-e-vede-que-o.html

A ELE e, somente a ELE, toda Glória e toda nossa adoração!!! Soli Deo Gloria!!!

Pedro Fernandes disse...

Acho que o cristão que não consegue mais ouvir a voz do Senhor em sua vida, está praticamente desviado.

Postar um comentário