[CONEXÃO TEOLÓGICA]®

"Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus. 2Pe 3:18)

 Antes de iniciar o estudo do discipulado efetuae o download do arquivo que servira de base para esta etapa inicial, segue o link:
http://www.4shared.com/file/bBm4s6eB/QUADRO_PANORAMA_DA_VIDA_CRIST_.html

 
ENCONTRO 1
PANORAMA DA VIDA CRISTÃ "NORMAL"

Caros irmãos amados em Cristo, nesta proposta de discipulado têm como intuito dar ao discípulo uma visão previa da vida cristã “normal”, sem deter-nos em nenhum aspecto em particular.
Todos os componentes individuais serão discutidos em detalhe em futuras lições.

1)    Do "nascimento biológico", até o "nascimento espiritual":

a)    O discípulo deve saber identificar-se com a realidade desta etapa de sua vida quando estava separado de Deus sem nenhuma esperança.
2)    O discípulo deve entender que se tivesse morrido durante este período, haveria sido como a pessoa que edificou sua casa na areia, sem nenhum fundamento, e haveria sofrido o juízo dos incrédulos que é viver toda a eternidade separado de Deus.
i)      Ler e refletir Mateus 7:21-27, e Apocalipse 20:11-15.
(1)   É muito importante fazer entender que este juízo não tem nada a ver com os crentes senão somente com os incrédulos;
3)    A Cruz:
a)    Este evento é o sucesso mais importante na vida de uma pessoa.
b)    Passou da morte (viver sem o Senhor), para a “vida” (em que habita a presença do próprio Senhor), do desespero a esperança. Ler e refletir João 5: 24.
4)    A Nova Vida:
a)    A salvação é o começo, ou seja, “o primeiro passo”, de uma nova vida com o Senhor, que Ele preparou.
b)    Queremos introduzir o conceito de que cada crente deve ajustar-se ao plano de Deus durante a sua vida aqui na terra.
c)     Este tempo não é mais que uma pequena parte de seu plano eterno. Dois exemplos bíblicos podem ser apresentados neste momento para ilustrar a vida cristã:
i)      Uma planta que cresce de uma pequena semente, até se tornar uma grande arvore;
ii)     Um ser humano que cresce desde um bebe ate se tornar um adulto
d)    Recapitulando: o evento da Salvação é somente o começo de uma nova vida com Deus.
5)    O Objetivo (meta) a ser alcançado:
a)    Assim como nós esperamos que uma semente cresça e se converta em uma arvore frutífera, e que um bebe cresça até chegar a ser adulto e pai, assim a intenção de Deus é fazer de um bebe espiritual, um cristão espiritualmente maduro e frutífero.
6)    A base de Deus e as condições para construir sobre Ele:
a)    Necessitamos, de forma breve e clara, explicar ao discípulo já tem colocado como fundamento de sua vida, Jesus Cristo, que é nossa Salvação. Esta é uma verdade na vida de todos os crentes. Não obstante, cada um de nós podemos escolher de que maneira construiremos sobre essa base.
b)    O edifício representa o uso dos recursos próprios (tempo, energia e posses) durante a vida aqui na terra. Se desejo que o Espirito Santo seja o empreendedor da obra, que faça uso dos meus recursos, Ele usara esses recursos para criar para mim uma estrutura eterna de ouro, prata e pedras preciosas. Não obstante, se eu lhe negar o uso de meus recursos, construirei uma estrutura de madeira, palha e lixo, a qual se queimara no Tribunal de Cristo.
i)      Ler e refletir o que Paulo escreveu em 1 Cor 3:10-15.
7)    O Tribunal de Cristo:
           a)    Esta será a cerimonia de entrega de recompensas na qual cada um, de forma individual, se apresentara diante de Jesus Cristo para ser recompensado eternamente, segundo o que se tem deixado controlar pelo Espirito Santo enquanto estava na terra.
           b)    Não haverá temor e nem castigo neste evento. Não obstante, o discípulo deve estar consciente da possibilidade de perder as recompensas eternas, pois toda madeira, palha e lixo será convertida em cinzas.
i)      Refletir no texto que Paulo escreveu em 2 Cor 5: 9-10;


0 comentários:

Postar um comentário