[CONEXÃO TEOLÓGICA]®

"Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus. 2Pe 3:18)


  1. INTRODUÇÃO
    1. Este ano estamos celebrando o centenário das Assembleias de Deus no Brasil.
    2. Teológica e biblicamente, vivemos a realidade de um movimento que, nascido no dia de Pentecostes (Atos 2) vem incendiando o mundo com o evangelho completo de nosso Senhor Jesus Cristo.
    3. Isso significa que nossa igreja não é uma simples denominação, mas é um avivamento autenticamente bíblico.
    4. Nossa teologia é fundamentada na Bíblia Sagrada.
    5. A Assembleia de Deus não nasceu por acaso, foi o próprio Deus quem a fez. Você faz parte dessa história!

  1. O PENTECOSTALISMO BRASILEIRO
    1. O movimento pentecostal brasileiro pode ser dividido em três ondas estabelecidas por suas características sócio religiosas e contexto cronológico.
    2. Considerando-se ainda existem hoje centenas de "ministérios independentes" ou novas denominações surgindo anualmente no Brasil e no mundo.
                                         i.    Primeira Onda - Conhecida como Pentecostalismo Clássico, abrangeu o período de 1910 a 1950, com a implantação no país da fundação da Igreja Cristã no Brasil e da Assembleia de Deus até sua difusão em todo território nacional.
                                        ii.    Segunda Onda - A segunda onda começou a surgir na década de 1950, quando chegaram a São Paulo dois missionários norte-americanos da International Church of The Foursquare Gospel.
1.    Fundaram a Igreja do Evangelho Quadrangular.
2.    Surgindo posteriormente o Ministério Cristo Vive, O Brasil para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Casa da Bênção, Igreja Unida, Igreja de Nova Vida e diversas igrejas pentecostais menores como a Igreja Presbiteriana Pentecostal, dentre outras.
                                       iii.    Terceira Onda - A terceira onda, chamada de Neo-Pentecostalismo, teve início na segunda metade dos anos 1970.
1.    Fundadas por brasileiros, as mais antigas são a Igreja Universal do Reino de Deus (Rio de Janeiro, 1977), liderada pelo bispo Edir Macedo, e a Igreja Internacional da Graça de Deus (Rio de Janeiro, 1980), liderada e fundada pelo missionário R. R. Soares, ambas presentes na área televisiva com seus televangelistas.
2.    Posteriormente, temos o surgimento da Renascer em Cristo (São Paulo, 1986) e da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (Brasília, 1992).

  1. O INÍCIO DO PENTECOSTALISMO CLÁSSICO OU MODERNO DE 1901 - 1906
    1. Na virada do século XX, ondas de avivamento estavam acontecendo em várias partes do mundo, com destaque para os EUA, onde Charles Fox Parham começou a pregar sobre os dons do Espírito Santo.
    2. Em 1º de janeiro de 1901 Agnes N. Ozman, uma jovem de 18 anos, aluna da escola bíblica Betel fundada por Parham, recebeu o batismo com o Espírito Santo.
    3. Nos dias seguintes outros alunos e o próprio Parham receberam a promessa, com a evidência do falar em outras línguas. Porém, foi através do ministério de William J. Seymour, um dos alunos de Charles Fox Parhram, que o movimento pentecostal moderno ou clássico ganhou força surgindo assim posteriormente as Assembleias de Deus do Brasil.
    4. Historicamente, a fundação das Assembleias de Deus          brasileira está ligada ao avivamento americano e posteriormente, à cooperação da igreja em Estocolmo, Suécia.

  1. O CHAMADO MISSIONÁRIO DOS PIONEIROS - DANIEL BERG E GUNNAR VINGREN
    1. O modo como Deus vai conduzir estes dois jovens a Belém do Pará é um dos capítulos mais belos e comoventes da história das Assembleias de Deus.
    2. Por si só, é um legado da providência a todos nós.
                                         i.    Daniel Gustav Högberg –
1.    Nasceu em 19 de abril de 1884 na pequena cidade de Vargön, Suécia, lugarejo onde cresceu.
2.    Seus pais, Gustav Verner Höngberg e Fredika Högberg.
3.    Em 12 de fevereiro de 1899, aos 15 anos, foi batizado nas águas ao lado de seu amigo de infância Lewi Pethus.
4.    Aos 18 anos, Daniel Berg embarca para os Estados Unidos no navio M. S. Romeu, chegando a cidade de Boston em 25 de março de 1902.
5.    Nos EUA, esteve durante sete anos, onde aprendeu a profissão de fundidor, que no futuro lhe serviria na obra missionária.
6.    Em 1909, Daniel Berg voltou á Suécia para ver seus pais.
7.    Ali, ao reencontrar seu amigo Lewi Pethrus, que agora já era pastor de uma avivada igreja na cidade vizinha de Lidköping, passou a desejar também o Batismo com o Espírito Santo.
8.    Neste mesmo ano, Daniel Berg retorna aos EUA, sendo batizado com o Espírito Santo durante a viagem.
9.    Em Chicago participa de uma conferência bíblica e encontra-se com Gunnar Vingren, com quem compartilha a chamada divina e estreita laços ministeriais que nunca mais foram desfeitos.
                                        ii.    Adolf Gunnar Vingren –
1.    Nasceu num lar evangélico, em 8 de agosto de 1879, em Östra Husby, Östergotland, Suécia.
2.    Seu pai era jardineiro, profissão que Vingren exercera até os 19 anos.
3.    Gunnar Vingren sentiu a chamada de Deus pela primeira vez aos 9 anos de idade.
4.    Porém, esteve longe da igreja entre os 12 e 17 anos, retornando durante um culto de vigília.
5.    Em 1897, aos 18 anos, foi batizado nas águas em Smaland, Suécia, vindo a assumir a liderança da Escola Dominical.
6.    Mas, foi lendo um artigo sobre missões, nesse mesmo ano, que foi impactado pela chamada de Deus para a obra missionária no dia 14 de julho.
7.    No ano seguinte, Gunnar Vingren participou de uma Escola Bíblica em Götabro, Närke, onde foi muito tocado pelos estudos.
8.    Dos 55 participantes, entre homens e mulheres, cerca de 20 foram enviados como evangelistas; entre eles, o jovem Gunnar Vingren.
9.    Vingren seguiu o destino de muitos jovens pelo mundo: mudou-se para os Estados Unidos da América.
10. Em setembro de 1904, mudou-se para Chicago, onde durante 4 anos estudou Teologia, cooperando com muitas igrejas naquela cidade.
11. Foi diplomado em maio de 1909.
12. Durante toda sua permanência esteve ligado a igreja sueca naquele país.
13. Em novembro de 1909 ele visitou a Primeira Igreja Batista Sueca de Chicago, em uma conferência bíblica, onde foi batizado com o Espírito Santo e encontrou Daniel Berg.
14. A biografia de Gunnar Vingren estaria incompleta se não fizéssemos referência a irmã Frida Strandberg Vingren, a quem conheceu em 1º de agosto de 1917 durante uma viagem que fez a Suécia.
15. Nesta ocasião, Frida compartilhou a Vingren que também tinha uma chamada de Deus para o Brasil.
16. Eles casaram em 16/10/1917, em Belém do Pará, numa cerimônia celebrada pelo Pr. Samuel Nystron.

  1. A FUNDAÇÃO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL
    1. O dia 19 de novembro de 1910 é um marco da ação de Deus em Belém do Pará e no Brasil.
                                         i.    Naquele dia, provenientes dos Estados Unidos no navio a vapor Clement, os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg desembarcaram em Belém, na Escadinha da Estação das Docas, em obediência a uma expressa chamada de Deus.
                                        ii.    Eles não sabiam falar a língua pátria, não tinham dinheiro, não podiam contar com amigos nem instituições de apoio; em suma, não tinham nenhuma garantia.
                                       iii.    Mas, com a ajuda de Deus, lançaram as bases do maior Movimento Pentecostal do mundo, a Igreja Assembleias de Deus no Brasil.
                                       iv.    Em 19 de novembro de 1910, os jovens suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg aportaram em Belém, capital do estado do Pará, vindos dos EUA.
                                        v.    Eles traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia - o falar em línguas estranhas - como a evidência inicial.
                                       vi.    A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de oração nos EUA (e também de forma isolada em outros países), principalmente naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor negro leigo, chamado William Joseph Seymour , na Rua Azusa, Los Angeles, em 1906.
                                     vii.    Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren, chegaram ao Brasil, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da humanidade e a atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais.
  1. CONCLUSÃO
    1. Nestes 100 anos de Assembleia de Deus no Brasil, nos resta é comemorar e agradecer a Deus por tão grande benção proporcionada à nossa nação, pois somos fruto desse trabalho pioneiro que continua crescendo dia após dia, com a graça de Deus e a cooperação do Espírito Santo, continuemos pregando que Jesus salva, cura, batiza com Espírito Santo e em breve voltará para buscar a Sua Igreja.

REFERÊNCIAS

CONDE, Emílio. História das Assembleias de Deus no Brasil. CPAD. VINGREN, Ivar. Despertamento Apostólico no Brasil. CPAD.

RAIOL, Rui. Centenário das Assembleias de Deus. EURO.

0 comentários:

Postar um comentário